sexta-feira, 19 de outubro de 2012

É MELHOR DEIXAR AS LUZES ACESAS OU APAGADAS?


       Ontem estive conversando com um amigo sobre isso. Será que é melhor apagar as luzes ao sair de um cômodo ou deixá-las acesas. Fui procurar a resposta e achei uma contribuição bem importante de Diego Galeano e Maísa Caldas no site: http://curiofisica.com.br/ciencia/fisica/e-mais-economico-deixar-a-luz-acesa-do-que-apaga-las

     "Em uma dessas conversas de bar ouvi dizer que seria mais econômico você deixar a lâmpada acesa para, por exemplo, se retirar da sala e depois volta, do que apagá-las e acendê-las novamente. A explicação dada para isso é que se gasta muito energia quando se liga a lâmpada a ponto de ser mais econômica deixá-la ligada do que desligá-la e ligá-la novamente.

    Fiquei me questionando sobre isso e coincidentemente tive minha duvida saciada 2 dias depois. O programa de tevê “Mythbusthers” (Os caçadores de mitos) fez experiência para testar este mito. Mesmo sendo uma fonte confiável para esse mito, pesquisei alguns livros, sites e também consultei um professor de engenharia mecânica, mas os resultados apresentados aqui são do Mythbusthers, pois são mais convincentes e didáticos.

   Vários tipos de lâmpadas foram ligadas a um computador onde o mesmo media a quantidade de energia utilizada. Ao serem acesas as lâmpadas realmente puxavam mais energia do que quando já estão acesas e puxavam uma quantidade de energia já estável. Mas essa quantidade de energia a mais gasta ao serem acesas é tão pequena que não se torna mais econômico deixá-las ligadas do que apagá-las.

    Para se ter uma idéia, a lâmpada que mais gastou energia ao ser acesa foi a fluorescente comum (aquelas de escritórios e salões de festas), para se tornar mais econômicas sair da sua sala e deixar a luz acesa, você teria que voltar a sala em menos de 23 segundos. Dando exemplo da lâmpada fluorescente pequena (são essas que temos em casa), uma das mais econômicas, você teria que sair e voltar da sala em 0,015 segundos, ligeiramente mais rápido que piscar de olhos.

Ou seja, ao sair de um cômodo, desligue a(s) luz(es)."

Então está aí a resposta. Sabemos o que fazer.

5 comentários:

  1. Vlw, tambem me falaram q era melhor deixar aceso mas n achei muito logico entao obrigado por tirar a duvida

    ResponderExcluir
  2. Uma outra questão é quanto a lâmpada se desgasta se tivermos que acender e apagar ela sempre

    ResponderExcluir
  3. Então se apagar e acender as lampadas de Led quer dizer que não gasta energia?

    ResponderExcluir
  4. A questão não é gastar mais energia ao ligar, mas sim reduzir a vida útil da lâmpada, que é mais cara. Cada acendimento reduz a vida útil em quatro horas.
    Se ela não durar pelo menos uns cinco anos, a economia não paga seu custo.

    ResponderExcluir