sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Vamos acordar mais cedo…


Está chegando o horário de verão, que nesta próxima edição terá 119 dias de duração. O período vai do dia 21 de outubro de 2012 ao dia 16 de fevereiro de 2013, ocorrendo em três regiões: Sudeste, Centro-Oeste e Sul.

O Horário de Verão é adotado para reduzir o consumo de energia, já que se torna possível aproveitar melhor as horas de sol. As alterações são significativas na economia e afetam também o lado social da população. Segundo informações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a economia na edição 2011/2012 foi de 4,6%.
Nesta época os dias se tornam mais longos e as noites mais curtas, o que se intensifica conforme a região se afasta da linha do Equador. Por isso a medida só funciona nas localidades distantes desta marcação imaginária, pois próximo à linha do Equador os dias e as noites têm duração igual ao longo do ano e a implantação deste horário traz pouco proveito.
A prática reduz a demanda em períodos considerados como “horários de pico” (das 18h às 21h) e com isso se alcança uma redução no consumo de energia elétrica. Mas para que seja eficaz, é importante que cada um faça a sua parte e ajude a preservar este recurso tão fundamental que é a eletricidade. Adote medidas simples e altere um pouco os hábitos de consumo e veja a diferença! Veja como aqui.

Alterações no relógio biológico
Em condições normais, os diversos ritmos do nosso organismo estão sincronizados entre si, assim como claro/escuro ambiental. Com a mudança de fusos horários, o corpo tende a adaptar seus ritmos ao novo horário, causando uma desordem temporal interna, que após alguns dias tende a ser resolvida.

Durante essa fase, o indivíduo pode experimentar sensações como mal-estar, dificuldade para dormir no horário habitual, sonolência diurna e até mesmo alterações de humor e de hábitos alimentares.

Origens…
O Horário de Verão surgiu em 1784 nos Estados Unidos, criado por Benjamin Franklin, antes mesmo de se existir a luz elétrica! Mas sua idéia não sensibilizou o governo americano e o primeiro país a adotar oficialmente o horário de verão foi a Alemanha, durante a Primeira Guerra Mundial.
No Brasil foi instituído pela primeira em 1931 e voltou a ser aplicado nos dois anos seguintes, retornando apenas dezesseis anos depois (1949), quando mais quatro edições foram realizadas. Nos anos 60 a medida vigorou por cinco anos seguidos (de 1963 a 1968) e desde 1985 vem sendo adotada sem interrupções. Definido pelo governo federal, o horário de verão começa em outubro ou no início de novembro e termina em fevereiro. Neste período, os relógios são adiantados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário