A tradicional partida direta de motores elétricos trifásicos pode ser considerada como recurso ideal quando deseja-se usufruir do desempenho máximo nominais de um motor elétrico trifásico, como por exemplo o torque de partida (uma das principais características do motor elétrico). No entanto, este sistema de partida é recomendado para motores que possuam no máximo 7,5/10cv de potência. A partida direta implica diretamente no desempenho do motor e principalmente na infraestrutura da rede de alimentação desta máquina elétrica, podemos observar abaixo as principais características deste sistema de partida:
Principais características | |
Prós | Contras |
Conjugado de partida nominal | Corrente de partida pode chegar a 8 veze a corrente nominal |
Dispositivos de acionamento (contatores) mais robusto | |
Custo elevado de mantenimento |
Diagrama de Potência
Como podemos observar, o diagrama de potência expressa o motor elétrico como sendo a carga que será acionada e o acionamento é realizado através do componente contator.Rede de AlimentaçãoA rede de alimentação será responsável por disponibilizar, neste caso, uma alimentação trifásica (3 fases + Terra) para atender a necessidade do motor elétrico utilizado. | |
FusíveisPara a proteção do circuito, como os cabos, componentes (contatores, etc…) e curto circuito, normalmente, do tipo retardado. | |
ContatorComponente que tem a responsabilidade de fornecer ao motor as três fases dos sistema de alimentação. Sua robustez varia em função da corrente do motor. | |
Relé TérmicoDispositivo que se encarrega de realizar a proteção do motor elétrico trifásico em função de corrente de sobrecarga | |
Motor Elétrico TrifásicoMáquina elétrica responsável por transformar energia elétrica em mecânica. Neste caso, trifásica e depende, basicamente do acionamento do contator K1 para entrar em funcionamento. |
Funcionamento do diagrama de potência
A finalidade deste diagrama de potência é acionar o motor elétrico trifásico disponibilizando a ele 100% da tensão de alimentação fornecida pelo sistema trifásico de alimentação. Para isto se faz necessário que seja acionado o contator K1 para que este disponibilize a alimentação ao motor elétrico trifásico, no entanto é importante observar que os fusíveis devem estar íntegros permitindo a circulação da corrente e o relé térmico também deverá estar em seu estado normal de trabalho (não acionado). Sendo assim teremos o seguinte diagrama de comando:Diagrama de Comando
O diagrama de comando representa a lógica de contatos que será responsável por acionar os componentes que serão responsáveis por comandar as cargas presentes no diagrama de potência (neste caso o motor elétrico trifásico).Contato Auxiliar do Relé TérmicoO contato normalmente fechado protege o circuito de comando caso houver acionamento do relé térmico | |
Botão de EmergênciaContato normalmente fechado de botão retentivo (com trava) que visa a parada emergencial do motor. Normalmente tipo cogumelo | |
Botão Liga + SeloContato normalmente aberto de botão pulsante que tem o objetivo de alimentar a bobina do contator, necessita de contato de selo para manter o contator acionado | |
Botão DesligaContato normalmente fechado de botão pulsante que possui como objetivo desenergizar a bobina do contator desligando-a | |
Bobina do contatorParte do contator que após energizada realiza o acionamento dos contatos aberto e fechado do mesmo possibilitando acionar cargas (contatos de potência) e comandar as lógicas de comandos (contatos auxiliares. |
Funcionamento do diagrama de Comando
Estando os contatos NF do relé térmico (F7), botão de emergência e do botão desliga em condição de normal, ou seja, fechados, pressionando o botão Liga teremos a alimentação da bobina do contator K1 que por sua vez irá fechar seus contatos de potência acionando o motor elétrico trifásico e ira realizar o também o fechamento de seus contatos auxiliares, neste caso o contato de selo que tem o objetivo de manter a bobina do contator alimentada. Somente será realizada a desenergização da bobina caso seja pressionado o botão de emergência, o botão desliga ou o contato auxiliar do relé térmico seja acionado (esta ultima hipótese somente ocorrerá quando houver uma falha no motor em função de sobrecarga).
fonte: Sala da Elétrica
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