sexta-feira, 19 de outubro de 2012

DR - Dispositivo Diferencial Residual


Afinal, onde devo usar DR? A NR-10 obriga o uso em todas instalações externas, internas que alimentem equipamentos instalados em áreas externas e internas que possam vir a ser molhadas.

Tudo bem, mas por exemplo em chuveiros o DR "vive desarmando", o que fazer?
Um bom aterramento para começar, depois utilizar chuveiros blindados. Aquelas duchas comuns não adianta nada querer proteger com DR que vai desarmar mesmo.

Em outros equipamentos o que deve ser feito é equilibrar o circuito trifásico, fazer um bom aterramento e não deixar condutores sem isolação em nenhuma parte da instalação.

Os DR's ou Dispositivo Diferencial Residual não protegem contra curto-circuito nem contra sobrecarga, eles protegem contra fuga de corrente.
Funciona mais ou menos assim: toda corrente elétrica que vai pela fase retorna pelo neutro (sim existe corrente no neutro, o que não tem é potência que foi consumida pelo equipamento ligado há rede). Quando isso não acontece, há uma fuga de corrente que quando é maior que 30 mA (miliamperes) faz com que o DR desarme.
Num circuito trifásico não há corrente no neutro, o equilíbrio acontece entre as 3 fases. Quando acontece um desequilíbrio surge corrente no neutro e quando este valor for maior que 30 mA o DR desarma.

Vamos criar o hábito então de colocar DR's onde a NR-10 pede que é para a segurança de todos que se beneficiam da eletricidade, fica mais caro? Sim, mas vale a pena. Pensem nisso, afinal segurança em eletricidade nunca é demais.

5 comentários:

  1. Há um fato curioso no qual chego por dedução a partir do que tenho lido na Internet a respeito do uso de DR para proteção humana. Na verdade, parece que ele jamais pode ser considerado como um item de "conforto". O dispositivo vai desarmar em menos de segundo se a fuga de corrente atingir 30 mA. Porém, um choque com essa corrente parece que já seria dos grandes. Tudo indica que os "pequenos choques" de registro de chuveiro não alcançar essa corrente. Se o desconforto que sentimos não é exagero, certamente não deve ser os 30 mA ainda. Mas não fiz testes. Estou querendo insinuar que realmente o DR não evitará choques de 20 mA, por exemplos, e que aqueles choques já seriam deveras desagradáveis (e indicadores de que algo está errado para banhos seguros).

    ResponderExcluir
  2. Creio q um choque desse poderia sim causar um dano colateral, mas por quanto tempo? Por isso o DR em fração de menos q um segundo, atua no circuito!!! O q leva um choque elétrico a um desconforto, é o tempo q o mesmo fica sobre aquela carga. É mais predominante q o valor da carga.

    ResponderExcluir
  3. Se não me engano, choque em alta voltagem, de curtíssima duração, ainda tem duas coisas: aquecimento instantâneo, e o "baque" que pode parar o coração ou desorientar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas o apenas choque acima de 100mA pode parar o coração

      Excluir
    2. Mas o apenas choque acima de 100mA pode parar o coração

      Excluir