quarta-feira, 17 de outubro de 2012

MINUTERIA


Pretendo com esta postagem iniciar uma série de postagens onde vou falar sobre alguns equipamentos elétricos prediais e industriais, dizendo o que são, para que servem, como se liga, entre outras coisas. Escolhi para começar o interruptor de minuteria, ou interruptor de minuteira, ou simplesmente minuteria ou minuteira. Cada fabricante coloca no mercado com um nome diferente.

A minuteria é um dispositivo para controle eletrônico da iluminação. Ao se acionar um interruptor de pressão, ele manda um pulso elétrico para a minuteria que liga as lâmpadas de um determinado local durante um determinado tempo pré-selecionado. Ela geralmente é instalada em corredores de edifícios, ante-salas, garagens, etc. Podem existir diversos interruptores de pressão para ligar as lâmpadas através da minuteria, pois todos são ligados em paralelo. Já a quantidade de lâmpadas a instalar vai depender da potência da minuteria.

Este modelo acima é da Pial.

Já este modelo acima é da Exatron.

Nas aulas práticas dos cursos que ministro a instalação de minuterias é a prática de predial que mais gera dúvidas e erros nas instalações. O erro mais comum é que ao invés de colocar o neutro nos interuptores os alunos colocam fase. Como em Santa Cruz do Sul temos 220 volts entre fase e neutro somos obrigados a colocar neutro nos interruptores de pressão. Geralmente nas minuterias vem impresso a orientação quanto aos fios e o esquema de ligação na caixa do produto.

 Este esquema de ligação é para minuterias da Exatron e nele pode-se usar 220 volts entre fase e neutro e 220 volts entre fase e fase. Não podemos ligá-la em 127 volts.

Nenhum comentário:

Postar um comentário