segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Estudantes de SC reforçam preparação para uma olimpíada que mede o desempenho profissional

Em época de Jogos Olímpicos, um grupo de 35 catarinenses está atento para outro tipo de competição. Eles dedicam de seis a oito horas diárias em treinamentos para a Olimpíada do Conhecimento, evento a ser realizado em novembro, no Anhembi, em São Paulo, e que envolve conhecimentos, habilidades e atitudes profissionais. São estudantes do SENAI/SC, entidade que integra o Sistema FIESC, e que nesta segunda-feira reuniram-se no Campeche, em Florianópolis. O encontro serviu para transmitir orientações aos competidores, além de ajudar a construir o espírito de equipe.

Os alunos, entre os quais quatro que participam das provas para pessoas com deficiência, vão disputar 33 ocupações industriais, numa competição em que serão avaliados pela capacidade de planejamento e bom aproveitamento de recursos e tempo no desenvolvimento de atividades típicas de suas profissões. As provas exigem desempenho de alto padrão de qualidade e produtividade. O objetivo deles é garantir vaga para o 42º WorldSkills Competition, torneio internacional, que será realizado em Liepzig, na Alemanha, em julho de 2013.

Experência

Participar do processo de preparação e disputa da Olimpíada do Conhecimento e do World Skills é uma experiência importante na vida e na carreira profissional dos estudantes. Isadora Micaela Guercovich, 17 anos, de Blumenau e que disputa em Tecnologia da Moda-Vestuário observa que muita coisa mudou. "Tenho mais cobranças e muito reconhecimento por parte dos professores e mesmo do mercado", salienta.

Aos 22 anos e já em seu terceiro curso técnico (todos na área de mecânica de aeronaves), Felipe Augusto Kupchak, São José, integrará o clube dos primeiros estudantes do país a disputar na ocupação de Manutenção Aeronáutica, que será oficialmente incluída na Olimpíada do Conhecimento em 2012. Na sua opinião, a preparação e as disputas vão contribuir para alcançar os objetivos. "Quero alcançar o topo, chegar onde puder ir na carreira, trabalhar e estudar no exterior; a Olimpíada do Conhecimento pode me ajudar nisso", afirma. Para alcançar o sucesso almejado, Felipe se dedica diariamente das 13 às 22 horas para treinamentos.

Ariel Bertoluci, de Blumenau, 17 anos, demonstra determinação: "treinamento diário, intenso, bem puxado, todo o dia treinando direto para obter um bom resultado no nacional e em seguida no mundial". Ele será o primeiro catarinense a disputar em Construção em Alvenaria e já tem a receita do sucesso.

Novos horizontes de trabalho

Independentemente de resultados, Guilherme Vilvert, de 20 anos, de Joinville e que compete em Fresagem CNC observa que as portas do mercado de trabalho estão se ampliando. Ele revela que a empresa onde atua o apoia na preparação, liberando-o para os treinamentos. "Já passei para as máquinas melhores da empresa", orgulha-se.

Entre os 35 estudantes do SENAI que se preparam para a Olimpíada do Conhecimento, Bruno Angelo Medeiros, de Tubarão, talvez seja o que carregue a maior responsabilidade. Ele disputa em web design, a ocupação na qual Santa Catarina conseguiu três medalhas nas últimas três edições do World Skills, incluindo um ouro em 2011. Apesar de a preparação ter o cuidado de evitar esse tipo de pressão, Bruno sente o desafio, mesmo porque é treinado pelo medalhista internacional de prata em 2009, André Ramos. Quando entrou no SENAI, Bruno, hoje com 20 anos, percebeu que o web design seria uma excelente alternativa de carreira profissional. Acabou se destacando e sendo convidado para a etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento, que venceu. No primeiro semestre de 2012, dedicava seis horas diárias aos treinamentos. Para o segundo semestre, ele trancou a faculdade, que fazia à noite, para treinar nos períodos vespertino e noturno. "É cansativo, mas vale o esforço", afirma.

Ramos é um dos quatro ex-medalhistas do mundial que hoje trabalham no SENAI/SC e cuidam da preparação de novos competidores. Eles têm praticamente a mesma idade - têm três, quatro anos a mais que seus alunos. No caso da Robótica Móvel são três gerações (com três anos de idade de diferença) de competidores envolvidas no processo - Andrei Rogger Belegante competiu em 2009 e auxiliou na preparação da dupla que disputou o World Skills em 2011, da qual participava André Luís Peripolli. Hoje Belegante (21 anos) e Peripolli (20) são os instrutores de Mayron Lucas Corrêa (18) e Ronan Henrique de Medeiros (19).

Reflexos para a indústria

Para o presidente do Sistema FIESC, Glauco José Côrte, a preparação dos alunos para as competições nacional e internacional tem um reflexo positivo para a indústria, "porque mostra a competitividade, a qualificação, a capacidade dos alunos preparados". Além disso, ressalta, "é um valioso instrumento de motivação aos demais estudantes para que se preparem, estudem e se empenhem para se tornarem bons profissionais".

O diretor regional do SENAI/SC, Sérgio Roberto Arruda, compara contribuição da Olimpíada do Conhecimento para a educação com a da Fórmula 1 para a indústria automobilística. "A Olimpíada do Conhecimento é um grande laboratório de práticas e metodologias pedagógicas que permitem que possamos aprimorar o ensino, a educação e a qualidade da educação profissional de Santa Catarina e, por extensão, do Brasil".

O instrutor de construção de alvenaria, Almir Gonçalves, concorda e cita o exemplo de sua área. Segundo ele, o treinamento diferenciado, os conhecimentos adquiridos dia a dia acabarão se refletindo nas demais disciplinas do curso, nos outros cursos da instituição e se refletirão na melhor qualificação dos profissionais que chegarão ao mercado de trabalho.

Participantes do SENAI/SC na Olimpíada do Conhecimento 2012

Blumenau
Confecção de Roupas -- Sabrina Martins
Confeitaria - Igor Fernandes
Construção em Alvenaria - Ariel Bertoluci
Eletrônica Industrial - Gilmar de Souza Junior
Panificação - Allan Alberto Contini
Tecnologia da Moda-Vestuário - Isadora Micaela Guercovich

Brusque
Desenho Mecânico em CAD - Gabriel Barbeiro Roque da Silva
Fresagem Mecânica - Hallan Rhuan Dalagnoli

Concórdia
Mecânica de Refrigeração - Taís Regina Bitencourt

Criciúma
Segurança do Trabalho - Edivaldo Luis Gregório

Florianópolis
Mecatrônica - Irving Fernandes Corrêa e Vinícius Ulbricht Vignes

Jaraguá do Sul
Tornearia Mecânica - Guilherme Souza Eing

Joinville
Construção de Moldes - Marcelo Mores
Fresagem CNC - Guilherme Vilvert
Instalação e Manut. de Redes PC - Eduardo Augusto Klosowski
Robótica Móvel - Mayron Lucas Corrêa e Ronan Henrique Medeiros
Tornearia CNC - Heitor de Borba Amaral
Metrologia Dimensional - Lara Guimarães Teodoro

Lages
Eletricidade Industrial - Cristian Paul de Oliveira
Eletricidade Predial - Kallyl Granemann Pereira

Rio do Sul
Mecânica de Manutenção - Evandro Schiochet

São Bento do Sul
Marcenaria - Vagner Antônio Carvalho
Marcenaria de Estruturas - Antônio da Cunha Junior
Mecânica de Usinagem - Jorge Paulo Kollross

São João Batista
Confecção de Calçados - Dener Augusto da Rosa Haag

São José
Manutenção Aeronáutica - Felipe Augusto Kupchak
Mecânica de Automóveis - Ivan Junior Ferrari

Tubarão
Web Design - Bruno Angelo Medeiros

Olimpíada para pessoas com deficiência


Joinville
Mecânica de Automóveis - Arilson Cordeiro
Panificação - Vanessa Stadelhofer
Tecnologia da Informação - Thiago Cunha

Pomerode
Costura - Ana Carolina Carvalho

Ocupação demonstrativa

Blumenau
Desenvolvimento ambiental - Daiana Rengel

Nenhum comentário:

Postar um comentário