segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Lageanos poderão ser os melhores do país e até do mundo


Lageanos poderão ser os melhores do país e até do mundo





Dois alunos do Senai se preparam para serem os melhores na competição profissional mais importante do mundo



Dois estudantes do Senai de Lages, que fica no bairro Universitário, ganharam a etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento, em suas modalidades. Agora, eles se preparam para a etapa nacional, que deve acontecer em novembro deste ano, em São Paulo. Se ganharem, vão para a etapa internacional, que ocorrerá em Litzen, na Alemanha, no ano que vem.



Além dos estudantes terem a chance de tornarem-se os melhores do mundo em suas áreas, é a primeira vez que o Estado poderá ter ganhadores nas áreas de elétrica industrial e predial na etapa nacional.



Os gênios da matemática, de Lages, são Cristian Paul de Oliveira, que concorre na área de eletricista em instalação elétrica industrial e Kallyl Granemann Pereira, que participa na área de instalação elétrica predial. Na etapa nacional, 19 participantes vão concorrer na olímpiada, porém mais estudantes podem entrar na competição até o evento acontecer.



A Olimpíada do Conhecimento tem várias etapas. A primeira competição ocorre com alunos da mesma instituição, depois vai para a etapa estadual, nacional e internacional.



Cristian ficou em segundo lugar na etapa estadual, mas sua pontuação em relação ao primeiro colocado era menos que 10%. De acordo com o regulamento da competição, foi preciso fazer um desempate. Cristian se destacou com uma pontuação de 90,3, e o segundo colocado, conseguiu 93,4.



Ele conta que quando teve uma segunda chance para ganhar a etapa estadual, focou todo seu tempo nos estudos. Para ganhar a etapa nacional, Cristian deve ser o melhor do Brasil em automação industrial, desde a montagem, até a manutenção e programação.



Já Kallyl, precisará ser o melhor do país na instalação elétrica predial, que ocorre por exemplo, em prédios e hotéis. “Eu preciso fazer toda a automação de um lugar. Como vai ter a olímpiada no Brasil, o projeto que tenho é automatizar quartos de hotéis. Hoje para liberar a energia do quarto, já é preciso colocar um cartão”, explica.



O estudante diz que a automação predial é uma forma de economizar energia e também de segurança, já que nenhum aparelho fica ligado sem ninguém estar no local.



Há dois anos, os dois estão estudando para concorrer na olimpíada, mas quando ganharam a etapa estadual, os dois se motivaram mais e estão com o foco nos estudos. Como nenhum competidor pode participar mais de uma vez da etapa nacional, eles possuem uma única chance.
Os estudantes estão confiantes na medalha de ouro. “Não pode ter nenhum erro, senão nada funciona, mas estamos recebendo apoio e investimento do Senai. E Estamos nos dedicando muito”, garante Cristian.



Na competição, cada participante lança um projeto e depois de um longo processo de seleção, três projetos são escolhidos. O melhor de todos será escolhido por avaliadores e será executado na competição nacional. Os estudantes conhecerão o projeto três meses antes da etapa, mas no dia do evento, 30% do projeto selecionado será alterado para desafiar ainda mais os competidores.




Senai investe em estrutura e ensino
Para ajudar os alunos na competição da Olimpíada do Conhecimento, o Senai de Lages, que fica no bairro Universitário, investiu em estrutura e ensino.


Kallyl Granemann Pereira e Cristian Paul de Oliveira estão recebendo treinamento focado nos princípios e processos relacionados à competição. Cada um possui equipamentos, professor orientador e psicólogo para acompanhamento.


É a primeira vez que estudantes da instituição se classificam para a etapa nacional. “A expectativa é boa, pois os competidores estão se preparando bastante e estão confiantes”, diz o diretor do Senai em Lages, Telmo Coelho.




Leia mais sobre a Olimpíada do Conhecimento



Foto:Susana Küster . Corrreio Lageano

Nenhum comentário:

Postar um comentário