quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Relé Fotoelétrico


Fotointerruptor ou Relé Fotoelétrico é o nome técnico para o nome popular Fotocélula.  Ele é composto por duas partes, a base e o fotointerruptor. Da base saem os três fios para as ligações. O fotointerruptor é encaixado na base, não tem como inverter o fotointerruptor quando se coloca ele na base pois ele só entra de um jeito, mas como eu sempre digo aos meus alunos, sempre tem um que consegue colocar virado.

Sua função é acionar a iluminação artificial quando a iluminação natural não é mais suficiente. Em alguns tipos é possível regular a sensibilidade à luz. Sua ligação é bastante simples: ela possui três fios, um branco, um preto e um vermelho. No branco coloca-se o neutro, no preto (isso mesmo no preto) a fase e no vermelho (que normalmente é a fase mas no fotointerruptor não) o retorno para as lâmpadas ou também dito como carga. Na lâmpada deve ser ligado um neutro também. O esquema a seguir é do site www.yoreparo.com em espanhol mas é mais do que bem explicado.


A sua grande limitação é a potência. Um somente não consegue manter uma grande quantidade de lâmpadas acesas, por isso geralmente para iluminação pública, onde se utiliza lâmpadas a vapor de sódio ou mercúrio, se coloca um fotointerruptor junto a cada lâmpada.

Porém, se você tiver por exemplo um estacionamento onde todas lâmpadas devem acender e apagar juntas e para você não gastar muito dinheiro, podes colocar um fotointerruptor, sendo que a carga dele deve ligar o a1 da bobina de uma contatora, no a2 coloca-se o neutro, assim o fotointerruptor comandará a bobina da contatora. Nos contatos principais coloca-se a fase e o neutro para alimentar as lâmpadas, sendo que aí a limitação do circuito será a potência que a contatora irá suportar nos seus contatos principais.

Abaixo estão imagens dos fotointerruptores e de um modelo de base:

Nenhum comentário:

Postar um comentário