quarta-feira, 25 de maio de 2011

Variação da Resistência com Temperatura

Como já falamos, a resistência de um condutor também depende da temperatura. Para a maioria dos metais a resistência é diretamente proporcional à temperatura, algumas soluções químicas e alguns semi condutores apresentam comportamento inversamente proporcional   à temperatura, para esses elementos, ou seja, quanto maior a temperatura menor a resistência.
A variação da resistência com a temperatura se faz de maneira diferente para cada material. Isto quer dizer que alguns materiais mudam  sua resistência mais do que outros para a mesma diferença de temperatura. Por exemplo para uma variação de temperatura de 200°C, um determinado material tem sua resistência aumentada em 30%, enquanto que outro material apenas 10%.
Devido a esse fato, foi necessário introduzir uma constante que relacionasse. A variação de resistência a temperatura para cada tipo de material. Esta constante foi denominada coeficiente térmico e representada por a. este coeficiente indica quando ohms aumenta a resistência de um condutor para cada ohm inicial por grau de temperatura. Sua unidade será então /°C como podemos simplificar, a unidade fica assim 1/°C. abaixo apresentamos uma tabela com o coeficiente térmico para alguns tipos de material

Material
Coeficiente térmico
Prata
0,0038
Alumínio
0,0039
Cobre
0,0040
Chumbo
0,0042
Ferro
0,0060
Mercúrio
0,00092
Tungstênio
0,0048
Niquelcromo
0,00016
Platina
0,0032
 Escrito por Kallyl Granemann Pereira
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário