sexta-feira, 20 de maio de 2011

NOVO PADRÃO PARA PLUGLES E TOMADAS

       Os plugues e tomadas que costumamos ver vão mudar. Diferente da situação atual, em que há um grande número de formatos (redondo, chato, com dois ou três pinos ou orifícios), eles serão padronizados em um único tipo. Com isso espera-se que os usuários tenham mais segurança em relação às instalações elétricas.
Esta transição será gradual e tem início com a adequação dos fabricantes e importadores de plugues e tomadas à padronização estabelecida pela norma. Elaborada pelo Comitê Brasileiro de Eletricidade (da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas), a NBR 14136 unifica as diversas versões de plugues e tomadas existentes no mercado para dois modelos básicos: bipolar (2P) e bipolar com aterramento (2P+T).
Segurança para o usuário
Choques elétricos acontecem com freqüência por pequenos descuidos, já que o contato com as partes energizadas é muito comum nos atuais formatos de plugues e tomadas. Ao conectar um plugue na tomada, por exemplo, podemos encostar os dedos no pino ou ainda colocar apenas um dos pinos, deixando o outro exposto ao contato.
      “Os novos desenhos são baseados em uma geometria em que não há possibilidade de choques ou acidentes”, explica Fabián Yaksic, gerente do departamento de Tecnologia e Política Industrial da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee). Ele ressalta que a segurança para o consumidor é um dos grandes benefícios trazidos pela norma. Os plugues continuarão praticamente iguais, já que os fabricantes estimam que entre 80% e 90% dos plugues de dois pinos existentes hoje nos aparelhos já atendam ao novo padrão. A diferença maior ficará com os plugues que possuem terra. Já as tomadas concebidas de acordo com a NBR 14136 oferecem maior segurança contra choques, pois possuem um recuo que elimina o risco do contato acidental com os pinos, deixando as partes vivas sempre protegidas.
    Outra mudança significativa é que os plugues e tomadas de maior corrente (20 A) serão diferenciados: seguirão o mesmo desenho, mas os pinos e os orifícios serão maiores. Dessa forma será impossível para uma pessoa inserir um plugue de um aparelho que demanda maior potência em uma tomada que não seja adequada, mas não impedirá a inserção de um plugue comum em uma tomada para maior corrente. Gradual e sem pressa
 
        Não será necessário trocar os plugues dos aparelhos ou todas as tomadas, pois os novos plugues (com exceção dos que possuem terra) servirão nas tomadas atuais.
Em relação às tomadas, o consumidor só precisa trocá-las quando houver necessidade, mas Fabián sugere que essa substituição seja efetuada para garantir maior segurança às instalações da residência. “Por questões de segurança o síndico deve providenciar o correto aterramento no condomínio, adequando as prumadas de modo a permitir que os moradores adaptem suas instalações elétricas tão logo seja possível”, ressalta.
Certamente surgirá uma dúvida entre os leitores. Isso poderá encarecer os produtos? A resposta é que não há nenhuma razão para isso, pois estes produtos já seguem padrões de qualidade para a certificação obrigatória. Inclusive os preços devem, no médio prazo, ficar menores, pois as empresas não terão mais que usar equipamentos para fabricar os diversos tipos de plugues e tomadas que existem hoje.
Ganham também o usuário, que ficará mais protegido contra choque elétricos, e os profissionais, que terão minimizados os riscos de responder civil e criminalmente por acidente decorrentes de uma instalação irregular, caso sigam corretamente a norma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário