sexta-feira, 20 de maio de 2011

Técnicos retiram rotor da unidade 06 da usina de Itaipu

Unidade geradora está parada desde setembro de 2010. Medida foi necessária para corrigir avarias em anel de desgaste inferior e pá da roda

Da Agência CanalEnergia, Operação e Manutenção
20/05/2011
   O rotor da unidade geradora número 06 da usina de Itaipu, que está parada desde setembro de 2010, foi removido na última quarta-feira, 18 de maio. A retirada da peça é necessária para que os técnicos tenham acesso ao anel de desgaste inferior, onde foi detectada uma trinca, e à pá da roda da turbina, que sofreu uma fissura. A retirada do rotor demorou cerca de duas horas.

    O rotor é a peça mais pesada do conjunto, com 1.760 toneladas, 16 metros de diâmetro e 3,5 metros de altura. Para a manobra, foram utilizadas duas das maiores pontes rolantes da casa de força, com capacidade de mil toneladas e com dois ganchos cada uma, que foram acopladas e sincronizadas para que a peça não oscilasse.
A unidade já foi desmontada em outra ocasião, mas essa foi a primeira vez que uma equipe exclusivamente da Itaipu, formada por aproximadamente 30 pessoas, fez o trabalho. A preparação e verificação de todos os detalhes levaram quase uma semana. O procedimento é milimétrico. A folga entre o rotor e o estator – peça fixa, circular, que fica ao redor do rotor e que não será removida para os reparos – é de apenas 37 mm, e as peças não podem se tocar, sob risco de danificar as bobinas do estator.
Com a retirada do rotor, é possível ver a cruzeta inferior, o bloco de escora, o eixo inferior e a tampa da turbina. A próxima peça de grandes proporções a ser retirada é o eixo inferior. Até a remontagem da máquina, o rotor ficará apoiado em oito suportes internos e 22 externos. A estimativa é que a máquina volte a funcionar nos primeiros meses de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário