sexta-feira, 27 de maio de 2011

A mobilidade chega às grandes instalações elétricas




Engenheiro Eletricista e de Produção
A necessidade da antecipação de energização de caráter emergencial, o atendimento provisório de cargas sazonais, a necessidade e facilidade para paradas durante as manutenções das subestações sem o comprometimento dos serviços e da produção torna a subestação móvel um aliado na engenharia.
A Subestação Móvel tornou-se um importante instrumento e uma opção vantajosa para as concessionárias e em muitos casos, para a rápida restauração do fornecimento de energia em casos de emergência - falta ou falhas - garantindo agilidade e confiabilidade e menos interrupções no fornecimento de energia, menores investimentos em equipamentos reserva e podendo ser instaladas em muitas localizações diferentes.
A SE Móvel é um conjunto de equipamentos que comutam, mudam ou regulam a tensão elétrica com a mesma confiabilidade de uma SE Fixa.
Em 2008, a WEG promoveu a entrega da Subestação Móvel para a Cemat - Centrais Elétricas Matogrossenses -, distribuidora de energia elétrica do Mato Grosso.
A SE Móvel WEG entregue a Cemat, trabalha com dois transformadores, um de força 25MVA e um auxiliar 45kVA, combinados com painéis e outros equipamentos de automação, comando e proteção. O equipamento foi montado num semi-reboque com dolly de 72 toneladas, com 23 metros de comprimento, 4,4 metros de altura e 3,2 metros de largura.
É composta pelos seguintes equipamentos:
• Transformador de força 25 MVA com comutador sob carga e TCs de bucha
• Módulo compacto SF6 138 kV (seccionadora, disjuntor e lâmina terra).
• Disjuntores 69 e 15 kV
• Transformadores de potencial 34,5R13, 8 kV.
• Pára-raios de 138R69 kV; 69R34, 5 kW e 15 kW.
• Painéis de comando, controle, automação e telecomando.
• Serviços auxiliares CA/CC, autônomos com transformador 45 kVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário