quarta-feira, 25 de julho de 2012

Energia Elétrica sem fio

Energia Elétrica sem fio


Em 1894, aos 38 anos de idade, Nicola Tesla, Considerado um dos maiores inventores da idade moderna, revelou uma de suas grandes invenções, a transmissão de comunicação sem fio (Rádio Frequência), seu intuito na verdade era transmitir a eletricidade sem cabos.  Grande precursor desta tecnologia, Tesla ainda patenteou outras centenas de invenções como o motor assíncrono, a lâmpada fluorescente entre outros.

A Reinvenção

Realizar a transferência de dados sem a utilização de cabos já mais do que uma realidade, mas transmitir a eletricidade sem cabos, até então, era algo muito complexo. Seguindo o desejo de Nicola Tesla, o MIT (Massachusetts Institute of Technology), em 2007 comprovou a viabilidade técnica de transmissão de energia sem conexões físicas, realizando a energização de uma lâmpada de 60W.

Como é possível?

Obviamente, a tecnologia emprega o uso de radiação eletromagnética que permite a transmissão de potência, no entanto, a grande dificuldade é realizar esta transferência a longas distâncias uma vez que a propagação magnética causa “desperdício” da potência transmitida, isto se da pelo fato da radiação eletromagnética se propagar em todas as direções desperdiçando a maior parte da energia. Para vencer esta barreira, o MIT fez uso do princípio da “ressonância magneticamente acoplada”, sendo este o seu grande diferencial. Objetos ressonantes acoplados possuem a mesma frequência de ressonância e por isso tendem a trocar energia de forma muito eficiente e a interagir minimamente com os demais objetos de diferentes frequências de ressonância.

Implicações e Segurança


Tudo parece muito bom e excepcionalmente eficiente, porém, alguns fatores não são muito bem explicados, por exemplo, a interação do humano em um ambiente que esteja usando esta propagação da frequência. Em determinadas situações o uso de adornos como colar ou braceletes pode se tornar uma espécie de antena em loop ou até mesmo uma pessoa que faz uso de marca-passo  interagindo com este ambiente pode ter alterações de funcionamento do marca-passo alterando seus batimentos cardíacos. Isso é uma preocupação importante que não podem deixar de serem estudadas. Hoje, com estudos mais desenvolvidos desta tecnologia, já pode-se notar alguns avanços e empresas já constroem equipamentos que são energizados sem fio.

Eletricidade sem fio – Realidade!

A empresa precursora na criação e desenvolvimento desta tecnologia é a WiTricity Corp, que já vende a energia elétrica sem fio grandes marcas, veja abaixo quais são estas empresas:
 

Conclusão

O grande avanço tecnológico das ultimas décadas associado a ideias e/ou desejos de grandes pesquisadores do passado proporciona hoje estudos que viabiliza nossas atividades do dia a dia, a energia elétrica sem fio é algo muito interessante que auxiliaria diversas de nossas atividades rotineiras, desde o simples carregar a bateria de um celular, energizar um eletrodoméstico sem se preocupar com cabos ou até mesmo carregar a bateria de um carro hibrido (carro elétrico), porém, não podemos deixar de nos preocupar com a “poluição” magnética e quais seriam os impactos desta tecnologia em nossas vidas.


Fonte: Sala da Elétrica

Nenhum comentário:

Postar um comentário