segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Google usa sozinho 0,01% da eletricidade mundial



Mais um superlativo para o histórico do Google. A companhia, considerada uma das gigantes da internet mundial, também tem um apetite voraz no que diz respeito a consumo de energia elétrica. Pelos cálculos de Jonathan Koomey, professor da Universidade Stanford, o Google consome sozinho 0,01% de toda a eletricidade disponível em escala mundial.
Logo original da Google (Foto: Divulgação)Logo original da Google (Foto: Divulgação)
O número vale para o ano de 2010 e foi encomendado pelo jornal “New York Times”, que bancou a pesquisa de Koomey. Segundo o acadêmico, os servidores — basicamente, computadores que armazenam e dão acesso às páginas e arquivos da internet — respondem atualmente por 1% do consumo mundial de energia elétrica.

Colocando em outras palavras, é como se a própria internet utilizasse 1,5% da eletricidade disponível no mundo, tendo em vista que a rede depende dessa estrutura para existir.

Reza a lenda que o Google possui 900 mil servidores em seus datacenters espalhados pelo mundo. O sistema de gerenciamento das máquinas, em muitas localidades, foi desenhado pela própria empresa para tirar proveito máximo da energia. Afinal, são esses servidores que mantêm serviços importantes, como Gmail e Google Docs (ou YouTube e Orkut, dependendo das suas prioridades na vida) no ar.

A agência americana para meio-ambiente havia projetado em 2007 que o consumo de energia por datacenters dobraria durante o período de 2005 a 2010. Com a recessão dos Estados Unidos, a projeção foi por água abaixo: o crescimento foi de 36% naquele país e de 56% no mundo.

Agora imagine a conta de luz do Google no fim do mês. Qualquer que seja o valor, ainda está valendo à pena, pois o gigante da internet continua bastante lucrativo

Nenhum comentário:

Postar um comentário