quinta-feira, 28 de julho de 2011

Tipos de Manutenção

Conforme apresentado anteriormente, o processo evolutivo da manutenção foi caracterizado por etapas na busca de melhores desempenhos e, como consequência, maior eficiência com a redução de custo. Essa evolução dividiu a manutenção de forma conceitual, refletindo nas estratégias formuladas nos equipamentos, constituindo os sistemas de manutenções estabelecidos para cada planta industrial.
Podemos dividir os sistemas de manutenção em:


▪▪ Manutenção corretiva.
▪▪ Manutenção preventiva.
▪▪ Manutenção preditiva.

Manutenção Corretiva



A manutenção corretiva é a modalidade mais antiga de manutenção. Surgiu nos meados do século XIX durante a revolução industrial. É aquela de atendimento imediato, ou seja, esse tipo de manutenção significa restaurar ou corrigir o funcionamento da máquina. Para esse tipo de manutenção, o manutentor deverá estar capacitado a:
▪▪ Localizar, mediante um plano de trabalho, possíveis defeitos em máquinas, instalações ou equipamentos.
▪▪ Desmontar, total ou parcialmente, os equipamentos, utilizando técnicas que assegurem uma montagem correta
▪▪ Avaliar a necessidade de substituição de peças e executar esta tarefa adequadamente.

▪▪ Recuperar peças, caso necessário.
▪▪ Lubrificar e ajustar peças e componentes
▪▪ Ter pleno conhecimento do funcionamento das máquinas e componentes para executar testes após a montagem

Podemos considerar que existem dois tipos de manutenção corretiva: a não planejada e a planejada.

A manutenção corretiva não planejada normalmente implica em altos custos, pois a quebra inesperada pode gerar perdas de produção e deficiência na qualidade do produto.

A manutenção corretiva planejada ocorre quando percebemos que o equipamento não está trabalhando como deveria. Ela é mais barata, rápida e mais segura que a manutenção corretiva não planejada. Mesmo quando a gerência decidir deixar o equipamento funcionar até quebrar, pode-se considerar a manutenção corretiva planejada, assim, providenciando as peças necessárias para substituição.

Manutenção Preventiva


O termo manutenção preventiva é muito abrangente e deve significar um conjunto de ações que visam prevenir a quebra.

A manutenção preventiva obedece a um padrão esquematizado, que estabelece paradas periódicas com finalidade de permitir a substituição das peças desgastadas por peças novas, assegurando assim o perfeito funcionamento das máquinas por um período pré determinado. Para que isso ocorra, é necessário que haja o controle de todas as máquinas, por meio de um histórico arquivado com dados de peças e equipamentos fornecidos pelos fabricantes, para que assim possa ser realizado um planejamento das verificações e substituições necessárias.

Manutenção Preditiva


É aquela que indica as condições reais de funcionamento das máquinas, com base em dados que informam o seu desgaste ou processo de degradação. Trata-se da manutenção que prediz o tempo de vida útil dos componentes, das máquinas, equipamentos e as condições para que esse tempo de vida útil seja bem aproveitado.


Manutenção preditiva: É o tipo de manutenção que apresenta os melhores resultados.







Nenhum comentário:

Postar um comentário