A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), através do  projeto “Escritório Verde”, desenvolve dois projetos de mobilidade  sustentável para Curitiba. Um carro movido à energia elétrica e solar  deve estar disponível para vendas em 2012, e o primeiro protótipo da  bicicleta movido a hidrogênio deve ser finalizado até o fim do ano.
Pompeo
O Pompeo é um dos primeiros carros elétricos brasileiros, e não emite  poluentes. Ele tem espaço para duas pessoas e será carregado através de  energia elétrica e solar. Para alimentar o Pompeo são necessários 3 mil  watts de energia solar, e 500 watts de energia eólica, o que confere uma  autonomia de 200 km. Segundo o coordenador do projeto, Eloy Casagrande  Júnior, essa energia custará cinco vezes menos do que os combustíveis  utilizados hoje.
A previsão é de que o protótipo final do Pompeo seja homologado até o  fim de 2011, quando serão abertas as reservas para as vendas. O  engenheiro elétrico Carlos Eduardo da Motta, que participou da concepção  do carro, acredita que em 2012 já será possível a produção em série  para vendas.
Bicicleta movida a hidrogênio
O projeto surgiu como alternativa ao transporte público. Segundo o  criador da bicicleta, Giovani Gaspar, a ideia é alugar as bicicletas em  um projeto de mobilidade urbana para a Copa do Mundo de 2014. O  “Escritório Verde” deve ser o primeiro posto de recarga no equipamento.
Segundo Gaspar, o hidrogênio é gerado através da eletrólise da energia  solar com água da chuva, o que torna o custo de reabastecimento zero.  Para o abastecimento completo da bicicleta, seria necessário um cilindro  de hidrogênio que custa cera de R$ 0,60. A autonomia da bicicleta varia  entre 60 e 80 km, dependendo do relevo onde for utilizada.
O custo da bicicleta deve ser o mesmo das bicicletas movidas à bateria, entre R$ 2.500 e R$ 3 mil.
como o cilindro de hidrogenio é abastecido...
ResponderExcluir